Como ajudar seu filho a estudar com qualidade na rede?

Estamos vivendo em uma era em que a tecnologia está em todos os lugares: em casa, no trabalho, na escola, nos celulares, TVs, computadores. E isso é algo que ainda preocupa muitos pais, que ficam sem saber como controlar o tempo em que seu filho passa exposto aos aparelhos eletrônicos como o computador ou o celular e se perguntam: "Como evitar que eles acessem endereços inadequados ou programas que não são recomendados para a idade deles? Quanto tempo devo deixá-los expostos a esse tipo de tecnologia?"

Buscando ajudar os pais a entenderem melhor um pouco desse mundo virtual, o site "Educar para Crescer" publicou uma matéria com dicas para aproveitar o melhor da internet sem riscos. Acompanhe abaixo a matéria ou acesse o endereço
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/estudar-internet-761475.shtml

APRENDIZAGEM NA WEB
Como ajudar seu filho a estudar com qualidade na rede?

Guia para pais (e professores) orientarem filhos (e alunos) a tirar o máximo proveito da internet durante os estudos

27/11/2013 12:43 Texto Marion Frank

A internet é importante na hora da educação por estar intimamente ligada ao dia a dia da criança e do jovem

Em tempos de comunicação digital, você faz ideia de como o seu filho estuda? É bem provável que irá encontrá-lo no quarto com a TV ligada, a tela do computador repleta de janelas abertas - e pronto para atender à chamada do celular. E, se você acha que o seu filho não está levando os estudos a sério, dê atenção ao exemplo de Fernanda Salgado, paulistana de 17 anos. Às vésperas de prestar vestibular para Direito, ela diariamente faz pesquisas, enquanto troca mensagens no Facebook, assiste vídeos no YouTube e compartilha textos no Googledrive. Tudo rápido, simultâneo e resolvido com o seu iPad. Mas - você gostaria de confirmar - e os estudos? "Vão bem, só desvio a atenção deles por minutos", diz, ela que tem ótimo rendimento escolar.

Seguramente, esse não foi o modo como você - e os pais dos colegas do seu filho - se habituaram a estudar para um exame. "É outra forma de lidar com o conhecimento", aponta Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer. "O cérebro do jovem trabalha hoje de outro modo", reforça Sonia Bertocchi, do blog Lousa Digital. Fato é que muito ainda se faz necessário para entender a forma como a garotada hoje se relaciona com a internet. E, por conhecer pouco, pais e professores sentem-se inseguros para orientar. Com a ajuda das especialistas, preparamos dicas que indicam o que deve ser feito para estimular crianças e jovens a aproveitar a rede nos estudos.

Para ler, clique nos itens abaixo:

1)Integrar-se ao mundo da internet

2)Entender a inteligência coletiva

3)Aprender a buscar a informação certa

4)Evitar copiar e colar

5)Entender como funciona o cérebro do seu filho

6)Criar o hábito de checar se a informação é confiável

7)Respeitar os direitos do autor

8)Usar a rede para encontrar grupos de estudos

9)Aprender a colaborar em rede


Voltar ao topo