Bastidores da festa de Maio

Tradição entre a comunidade alemã, a Festa de Maio, que acontece anualmente no Dia das Mães, conta com uma legião de pessoas que se dedica ao máximo para tornar o evento melhor a cada ano.

Nessa lista estão desde personalidades como Sr. Carlos Töttlilg, que trabalha na festa desde a primeira edição, em 26 de abril de 1952, e Dona Ingrid Fricke, que se dedica à organização do evento há 24 anos, até os alunos que fazem parte da Viagem de Estudos e do Tempo Integral do Colégio Cruzeiro. “É uma tradição de confraternização”, afirma Ingrid Fricke.

Seja nas barracas de salsichão, de comidas típicas, de doces ou nas de brincadeiras, eles se destacam pela dedicação e cuidado com cada detalhe. “Não podemos esquecer de nada. Os preparativos são fundamentais”, diz Dona Necy, que cuida da barraca das comidas típicas há 25 anos.

As bebidas também não podem faltar e para isso diversos funcionários do Colégio Cruzeiro se revezam na tarefa. “O chopp bem gelado e o refrigerante são itens essenciais numa festa”, diz Carlinhos, responsável pela barraca das bebidas.

Os alunos do Tempo Integral do Cruzeiro, Centro e Jacarepaguá, também são um destaque neste evento. Os integrantes dos grupos de Danças Folclóricas, Violões e Flauta se apresentam todo ano e abrilhantam a Festa de Maio. “Todos se dedicam aos ensaios e as apresentações são sempre muito bonitas”, afirma Noemia Dockhorn, coordenadora do TICC da Unidade Centro.

Para os pais e alunos da Viagem de Estudos, que está em sua 15ª edição, o evento também é uma oportunidade de reforçar a “Caixa de Viagem”, num ambiente alegre e festivo. “O número anualmente crescente de participantes desta viagem de cunho cultural demonstra o interesse dos alunos de pôr em prática a língua alemã que dizem ser tão difícil. Serão 56 alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio que acabarão, entre outras, torcendo na Alemanha pela equipe brasileira de futebol”, explica o professor Udo Dengler, coordenador do Intercâmbio.

Já os alunos da Turma 300 também aproveitam a festa para vender produtos como sucos, mate e café, rifas e a tradicional camisa temática dos formandos, além de montar barracas de brincadeiras como vídeo game. “Toda a quantia que pudermos arrecadar irá ajudar muito no orçamento para montar a nossa formatura”, diz a aluna Fernanda Frasão, da turma 300.

No fim do dia, todo o esforço vale a pena para cada uma dessas pessoas. “É uma festa linda, de confraternização entre as famílias. Para isso todo o trabalho é válido”, afirma Ingrid.

Doações – “A Festa de Maio acontece graças às doações de pessoas e instituições. Infelizmente, essa ajuda vem diminuindo”, lamenta Dona Ingrid Fricke.Ela conta que, a cada ano, menos produtos como brinquedos, doces e bebidas são doados. “Temos a barraca de pescaria, por exemplo, que precisa de prendas diversas”, conta.

Roupas, sapatos e acessórios também podem ser doados para o Mercado das Pulgas. “Toda a verba será revertida para o Retiro Humbold e qualquer ajuda é muito bem vinda”, diz Dona Ingrid.

Os interessados em fazer doações podem entrar em contato com a Administração do Retiro através do telefone 2445-2244.

Matéria publicada na Revista Encontro, nº 22, 2º trimestre de 2006

Voltar ao topo