Debate sobre a terceira idade

O administrador do Retiro Humboldt, Guenter Huse, foi um dos convidados do Fórum de Debates “Terceira idade hoje: posibilidades”, promovido pelo Curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida e coordenado pela professora e psicóloga Eunice do Vale Madeira.

O evento ocorreu dia 27 de agosto e participaram da mesa, ao lado do Sr. Huse, o Secretário Especial de Terceira Idade, Alexandre Batista Cerruti - que mostrou o trabalho e os projetos desenvolvidos pela Secretaria -, e o médico ortopedista José Bráulio de Gusmão - que falou sobre os problemas biológicos, psicológicos e sociais enfrentados pelos idosos, além de listar os cuidados que essas pessoas devem tomar no dia-a-dia.

Após as explanações, houve um debate entre os presentes para esclarecer os diversos problemas do idoso na atualidade.

Histórico e estrutura


Em sua exposição, o Sr. Huse traçou um histórico do Retiro, fundado em 1935, pela antiga Sociedade Alemã de Beneficência, hoje Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH), mantenedora também do Colégio Cruzeiro.

Depois descreveu o funcionamento e a estrutura do lugar. “Com uma área de aproximadamente 25 mil m2, sendo 70% de terreno plano, o Retiro é uma construção multi-pavilhonar com oito unidades, todas térreas, com exceção de um pavilhão de 2 andares, atendido por elevador. As acomodações são individuais, a maioria com banheiro privativo. Na enfermaria, os quartos são duplos. Nossa estrutura compõe-se ainda de um refeitório, cozinha semi-industrial, lavanderia, biblioteca, sala de fisioterapia, casa de chá e solário, além de ampla área para caminhadas”, explicou Guenter Huse, que acumula 32 anos de convivência com a terceira idade no Retiro Humbold, sendo 15 anos como administrador e 18 acompanhando o trabalho de seu pai, que desempenhou a mesma função entre os anos de1939 e 1942 e de 1951 a 1968.

Atividades oferecidas


Entre as atividades oferecidas no Retiro estão: Dança Sênior, canto, jogos, vídeos (programados pelos próprios idosos), trabalhos manuais, festas dos aniversariantes, cultos religiosos e a tradicional Festa de Maio.

Atualmente, moram no Retiro Humboldt idosos de várias nacionalidades, credos e raças, sendo os alemães praticamente a metade. A faixa etária, do total de 84 idosos, é alta e varia da seguinte forma: 14% abaixo de 80 anos, 51 % entre 81 e 90 anos, e 35% entre 90 e 99 anos.

Os interessados podem visitar o Retiro Humboldt. O endereço é Rua Edgard Werneck, 204, Jacarepaguá.

Matéria publicada na Revista Encontro, nº 20, 3º trimestre de 2005

Voltar ao topo