Terapia Ocupacional no Retiro Humboldt

A expectativa de vida não para de crescer e já é, no Brasil, de 74,6 anos. A previsão do IBGE é que o País tenha cinco milhões de idosos com 90 anos de idade ou mais em 2060. Com o envelhecimento da população, cresce a importância de tratamentos como a terapia ocupacional, que promovem maior qualidade de vida e garantem a autonomia mesmo em idades mais avançadas.

Os serviços e atividades prestadas pelo Retiro Humboldt na área da Terapia Ocupacional buscam a promoção da saúde, a reabilitação e a socialização dos moradores. Mais do que simplesmente ocupar o idoso, a terapia ocupacional ajuda a fazê-lo se sentir útil mesmo em um estágio da vida que requer muitos cuidados.

Dentre as atividades propostas, além dos atendimentos individuais com cada morador, são realizados atendimentos em grupo com estimulação cognitiva, que promove o trabalho da memória de curto e longo prazo através de jogos e leituras.

O trabalho desenvolvido na instituição já mudou a vida de muitos moradores com doenças como o Mal de Parkinson, como relata o terapeuta Antônio José: "Muitos moradores tiveram melhoras nas funções motoras. Alguns idosos voltaram a comer sozinhos e conseguem até segurar um copo de água com mais firmeza".

Antônio ressalta também a importância da força de vontade na realização dessas atividades que podem mudar para melhor a vida dos idosos. "A moradora Eni Tavares chegou ao Retiro sem conseguir segurar na maçaneta das portas nem pegar nos talheres por causa das deformidades que tinha nas mãos. Foram feitas adaptações e atividades funcionais e ela teve uma melhora significativa", relata.

Com o acompanhamento do terapeuta e muita força de vontade, Eni Tavares, de 75 anos, colhe os resultados da terapia ocupacional: "Minhas mãos eram totalmente atrofiadas e, com as sessões, hoje consigo fazer naturalmente coisas que não imaginava um dia voltar a fazer. No começo, sentia muita dor, chorava, mas a minha força de vontade foi maior. Eu devo muito ao Antônio, e também a mim mesma, pois minha perseverança foi essencial".

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo