Programação Especial: Semana das Mães

Durante a semana do dia 03 a 09 de maio, os moradores do Retiro Humboldt participaram de uma série de atividades em comemoração ao Dia das Mães. A semana especial foi organizada seguindo todos os protocolos de saúde e ocorreu no período em que tradicionalmente acontece a Festa de Maio, evento anual da Instituição que homenageia as mães, mas que foi cancelado devido à pandemia.

A programação foi iniciada com um evento de interiorização e relaxamento. Realizado no Solário, no dia 03 de maio, o encontro contou com uma abertura apresentada pela Gerente do Retiro Humboldt, Erica Hoffman, seguido de uma exibição com o texto de meditação "Campo de Margaridas". O grupo aproveitou o sol agradável de outono e fez uma atividade de estímulo físico e mental com gestos e reflexão. "O objetivo foi promover a redução da ansiedade e do estresse, além de criar um contexto de harmonia e socialização. A dinâmica introduziu o tema 'Dia das Mães' de forma alegre e equilibrada", afirmou a psicóloga Andréa Bezerra Martins.

No dia 04 de maio, os professores de violino do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá, Ulisses Nogueira e Priscila Alencastre, realizaram um sarau musical, que foi exibido ao vivo direto do Auditório Alexander von Humboldt. A dupla apresentou peças clássicas de Handel, Dvorak e Bach, bem como canções populares de Cartola, Noel Rosa e Roberto Carlos. "Nosso objetivo foi selecionar um repertório de peças conhecidas, que pudesse alternar entre músicas alegres e outras mais melodiosas, clássicas e populares. Especialmente por estarmos na Semana das Mães, escolhemos a música 'Como é grande o meu amor por você', de Roberto Carlos, por ser uma canção com uma mensagem muito significativa para a data", descreveu a Professora Priscila Alencastre. Ulisses Nogueira também destacou a satisfação do contato com os idosos e com todos os colaboradores do Retiro Humboldt: "É um público que sempre nos recebe de braços abertos e pelo qual temos imenso carinho. Tocar no Retiro e participar dos eventos e do cotidiano da Instituição levando música já é uma tradição das classes de violino no Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá. Uma convivência enriquecedora, tanto para nós professores quanto para nossos alunos, que já estão ansiosos por voltar a se apresentar no Retiro, algo que faremos com a maior alegria tão logo seja possível e seguro para todos", afirmou o professor.

No mesmo dia do Sarau de Violino, a professora Glória Santos e os alunos da Pré-escola II do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá apresentaram aos idosos a história do livro "Guilherme Augusto Araújo Fernandes", da escritora Mem Fox.

Já no dia 05 de maio, os residentes acompanharam uma palestra dedicada ao tema "Mãe Terra, abrigo e amor", com foco na resiliência, na renovação e na esperança. Os participantes refletiram a respeito do amor de mãe. "Foi trabalhada a temática do 'Amor' de forma ampla como sentido para a vida. Desta forma, as mulheres que não são mães se sentiram inseridas no tema e as mães foram valorizadas e homenageadas", destacou a Psicóloga Andréa.

Também no dia 05 de maio, os alunos de violão do Colégio Cruzeiro - Jacarepaguá promoveram um sarau que foi exibido ao vivo aos idosos. Conduzido pelo professor Luis Carlos Barbieri, o evento teve a presença de oito alunos de violão, que iniciaram o sarau com a canção "Brilha, Brilha Estrelinha". Ao todo, foram apresentadas cinco músicas selecionadas por transmitirem boas lembranças ou uma mensagem positiva para o público. Segundo o professor, a ocasião foi uma oportunidade para os estudantes confraternizarem, mesmo que a distância, com os moradores do Retiro Humboldt. "Regularmente as turmas de violão da unidade Jacarepaguá já faziam visitas ao Retiro, só que presencialmente. É uma oportunidade de interagir com eles e também de praticar a apresentação pública. Sinto nos alunos a alegria de estar levando um pouco de música e de ser útil. Isso nos dá uma satisfação que é difícil descrever com palavras. É um momento de comunhão e isso fica na memória de todos", afirma Luis Carlos Barbieri.

O dia 06 de maio foi dedicado às habilidades literárias dos moradores do Retiro Humboldt. Eles foram mobilizados em uma dinâmica de prosa poética e desfrutaram de uma tarde alegre com poesias sobre amor de mãe. A psicóloga Andréa e a colaboradora Yara Maria da Silva leram obras do poeta Bráulio Bessa e os idosos também recitaram poesias do autor, entre elas "Coisas de mãe", "Dar à luz" e "Os cabelos prateados dos meus pais". No mesmo dia, foi realizado um bingo especial para a ocasião. O bingo, que é uma atividade fixa e trabalha a memória dos idosos, foi tematizado especialmente para o Dia das Mães. Houve também a Tarde Musical - outro evento fixo no cronograma semanal do Retiro Humboldt. "É um momento dedicado à diversão dos moradores e funciona como se fosse uma espécie de karaokê. Respeitando o distanciamento, eles cantam músicas que fizeram e fazem parte da suas vivências", explica Yara Maria.

O lanche temático do Dia das Mães foi realizado no dia 07 de maio. Organizado pela nutricionista Ana Paula Rossini, o lanche foi um momento para que os idosos aproveitassem o clima de festa em comemoração a essa data especial. Em seguida, houve uma apresentação de violão e flauta, realizada pelo professor de Música do Colégio Cruzeiro - Centro, Guilherme Giglio, que trouxe ritmos como o chorinho e a bossa nova, e encantou a todos os presentes. No mesmo dia, o morador e psiquiatra Dr. Pedro Rocha Lima contribuiu com suas reflexões a partir da exibição de um vídeo intitulado "Sentido da vida". Em seguida, os idosos fizeram uma reflexão em grupo sobre o tema "Vida" e participaram de uma confraternização.

Ao longo da Semana das Mães, a culinária foi um elemento de destaque na programação da Instituição. Foram preparadas refeições especiais para os moradores, entre elas o galeto com salada de batata - um dos pratos tradicionais da Festa de Maio do Retiro Humboldt. "A colação foi servida numa mesa ricamente arrumada, com toalhas, flores e frutas dispostas em travessas. Os lanches da tarde foram acompanhados de bolo, pão de queijo e chocolate quente. Na sexta feira, servimos a famosa rabanada do Retiro, além de bolo e salgados assados na hora. A rabanada é uma unanimidade entre os moradores e traz à tona lembranças de lugares, pessoas, momentos e situações. É um abraço em forma de comida. Acredito que todos se sentiram abraçados", explica a nutricionista Ana Paula Rossini.

No sábado, dia 08 de maio, os idosos desfrutaram de um momento musical no Solário, com música ao vivo, e participaram do Bailão das Mães em uma confraternização com dança individual, respeitando o distanciamento social e com um repertório animado, de músicas que foram previamente escolhidas pelo grupo. No domingo, Dia das Mães, foi entregue a cada moradora - sendo ela mãe ou não - uma flor e um cartão com uma linda mensagem sobre a celebração da data. "Toda a programação especial montada pela equipe do Retiro foi uma forma de trazer carinho, amor, atenção e alegria em meio ao período que estamos vivendo. As atividades trouxeram ânimo, felicidade e estimularam a relação social entre os moradores e todos os que fizeram parte destes momentos", destacou a Gerente Erica Hoffman.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo