Dr. Hans Wolff recebe Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito 1ª Classe

No dia 11 de novembro, o Presidente de Honra da Sociedade de Beneficência Humboldt, Dr. Hans Joachim Wolff, recebeu a Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito 1ª Classe, concedida pelo Presidente Federal da Alemanha, Frank-Water Steinmeier, em documento assinado em 7 de agosto de 2021.

A condecoração foi entregue pelo Cônsul Geral da República Federal da Alemanha no Rio de Janeiro, Sr. Dirk Augustin, em um coquetel que reuniu a Diretoria da SBH, as Direções do Colégio Cruzeiro, as Gerências da SBH e do Retiro Humboldt, além de amigos e familiares do homenageado.

A Ordem do Mérito representa o mais alto apreço nacional que a República Federal da Alemanha expressa pelos serviços para o bem comum. O Presidente Federal concede a medalha a cidadãos alemães e estrangeiros por realizações políticas, econômicas-sociais e espirituais, bem como por todos os serviços especiais para a República Federal da Alemanha em todas as áreas da sociedade.

"Querido Dr. Wolff, em reconhecimento a seus serviços especiais à República Federal da Alemanha, eu lhe concedo, em nome do Presidente Federal, a Ordem do Mérito 1ª Classe. Parabéns e nosso muito obrigado!", falou o Cônsul Geral em seu discurso, que destacou a trajetória e o legado deixado pelo homenageado: "A família, a medicina, a cultura alemã e o trabalho voluntário sempre foram constantes em sua vida: seja como médico, em seu consultório e no Retiro Humboldt, ou como Presidente da Sociedade de Beneficência Humboldt, seja como inovador ou como um ouvinte sempre paciente para todo mundo. Sob sua liderança, e graças ao seu compromisso, as duas unidades do Colégio Cruzeiro e o Retiro Humboldt foram modernizados", destacou.

Segundo Sr. Dirk Augustin, na Alemanha, ao contrário de alguns outros países, a Cruz do Mérito é oferecida menos pelo status social da pessoa, mas realmente pela contribuição que ela deu à sociedade, especialmente na área social e cultural. "Justamente por causa dos grandes méritos do Dr. Wolff, pela sua longa vida profissional e de engajamento social, avaliamos que ele era o candidato ideal para receber essa homenagem e para agradecermos por tudo o que fez, não só no contexto do Colégio Cruzeiro e do Retiro Humboldt, mas também para as relações entre o Brasil e a Alemanha", explicou o Cônsul.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar



Orgulhoso e emocionado, Dr. Hans Wolff recebeu o documento oficial e a condecoração e aproveitou a ocasião para falar de sua história e agradecer a todos os amigos e familiares, presentes ou não ao evento, por todo o apoio durante esses anos. "Condecorações nós ganhamos, mas amigos nós temos. Obrigado a todos os meus amigos que me acompanharam nesses anos. Tudo o que fiz e consegui só foi possível porque tenho muitos amigos e consegui cativar muitas pessoas que puderam nos ajudar. Estou muito feliz em receber, hoje, essa honraria do Governo Alemão. Mas essa homenagem não é só para mim, é de todos os meus amigos que tenho aqui e que me ajudaram a levar adiante essa vontade de fazer mais ao próximo", disse em seu discurso e acrescentou, fazendo um agradecimento ainda mais especial: "Eu sempre tive uma grande pessoa ao meu lado e que me ajudou em tudo isso. Só posso agradecer a ela, minha esposa, e entregar flores em retribuição ao meu amor", finalizou, entregando um buquê de rosas vermelhas a Dona Margot, sua companheira há 60 anos.

Cônsul Geral Adjunto da Alemanha, Sr. Johannes Bloos tornou-se amigo pessoal do Dr. Hans nesses pouco mais de 4 anos em que está no Rio de Janeiro, e guarda grande admiração pela pessoa e pelo profissional que ele é: "Dr. Hans sempre esteve no centro de tudo, liderando os colégios e o Retiro, e fiquei muito impressionado com sua maneira de conduzir as coisas, sempre com um olhar cuidadoso, com muito carinho. A partir disso, surgiu uma amizade e fiz questão de sempre participar de todos os eventos e atividades para os quais ele me convidava. Ele é uma pessoa muito especial e merece essa homenagem. Poucas pessoas têm uma vida tão marcante e que fizeram tanto para o próximo como ele, aqui e na Alemanha. Ficamos muito felizes com essa condecoração do Governo Alemão".

Sempre parceiro e apoiador na gestão da SBH, Ronald Sharp Junior, Vice-Presidente da mantenedora, foi incentivador da indicação do Dr. Hans à honraria e destacou o legado do amigo. "Dr. Hans dedicou sua vida a disseminar, a cuidar e a proteger a cultura alemã no Rio de Janeiro, sempre praticando valores como respeito, atenção, carinho e afeto a quem necessitasse para construir o bem comum. Essa homenagem é mais do que merecida e a entrega dessa Cruz de Mérito era o que faltava em sua brilhante trajetória pessoal e profissional", comemorou Ronald Sharp Junior, que lembrou ainda de outros membros da SBH que receberam essa homenagem. "Não podemos deixar de citar o Professor Udo Dengler e o Sr. Klaus Wolff, irmão do Dr. Hans, que tiveram oportunidade de receber essa condecoração. Isso só demonstra o compromisso da instituição e de seus dirigentes com os elevados valores que distinguem a honraria", completou.

A alegria e o agradecimento demonstrados pelo Cônsul ao entregar a Cruz de Mérito também foram pontos destacados pelo Vice-Presidente da SBH: "Ficou muito evidenciado na fala do Cônsul, e durante o evento, o quanto está sendo importante também para o Governo Alemão conceder essa honraria. Isso muito nos emociona como amigos do Dr. Hans e só confirma o seu valor e o mérito em tudo o que fez e ainda faz pela integração das culturas brasileira e alemã, para a SBH e para a sociedade como um todo", reforçou Ronald.

O evento contou, ainda, com a participação especial do Conjunto de Violinos, sob comando da regente Suray Soren, que apresentou composições clássicas e modernas e emocionou a todos os presentes. Entre os músicos, destaque para a participação de duas netas do Dr. Hans: Gabriela e Carolina.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar



SBH - Seu caminho à frente de uma das principais Instituições difusoras da Cultura Alemã no Brasil

Aluno da então Deutsche Schule, na década de 1950, quando chegou com seus pais e irmãos a bordo de um dos navios do Lloyd Brasileiro, mais tarde, já formado em medicina, foi presidente da SBH, com seu primeiro mandato iniciado em 24 de junho de 1971.

Após mais de dez anos como Presidente da Sociedade de Beneficência Humboldt (SBH) - cargo que exerceu honorificamente até 1981 e no qual jamais recebeu qualquer tipo de remuneração financeira -, implementou uma extensa lista de obras e realizações no Retiro Humboldt: reformou as casas existentes, melhorou a infraestrutura, profissionalizou os serviços prestados, construiu prédios novos e dependências funcionais. Mas, além dessas realizações palpáveis, Hans colecionou muitas melhorias emocionais aos moradores do Retiro - e essas talvez sejam as mais importantes e significativas para ele. Por tratar a todos com muita atenção e afeto, os moradores do local nutriam - e nutrem até hoje - um sincero carinho e admiração por ele.

Em 2009, retornou à Presidência da SBH, cargo no qual permaneceu até 2021, quando foi eleito Presidente de Honra da SBH. À frente da Instituição, Dr. Hans Wolff presidiu uma importante estrutura difusora da cultura e do idioma alemão, reconhecidamente notória por meio do Colégio Cruzeiro, a primeira escola alemã e um dos colégios mais tradicionais do País.

O empenho de Hans Wolff à frente da SBH expande o trabalho iniciado por seu irmão, Klaus Wolff, em anos de importante trabalho dedicados à Instituição. Como exemplo, a inauguração da unidade Jacarepaguá do Colégio Cruzeiro que, em 2008, se tornou "Escola parceira para o Futuro", projeto chamado de "PASCH". Em 2009, Klaus Wolff merecidamente recebeu a Honraria Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito.

Prestação voluntária de serviços à esfera religiosa

Além da sua marcante atuação na área da saúde, Hans Wolff também se dedicou à prestação voluntária de serviços à esfera religiosa.

De 1985 a 1987, permaneceu como Vice-Presidente da Comunidade Luterana do Rio de Janeiro (antiga Comunidade Alemã), na União Paroquial que compreende as igrejas do Centro, de Niterói, da Ilha do Governador, de Ipanema, além da Paróquia Norte. Em seguida, foi eleito Presidente, entre os anos de 1987 até 1989, e também entre 1991 e 1998. Em 2002, retornou novamente ao cargo, permanecendo na Presidência até 2004.

Sempre imbuído a fazer o bem e a praticar a solidariedade e o trabalho voluntário, ingressou em 1977 no Rotary Clube Glória, Rio de Janeiro. No Rotary, exerceu inúmeras Diretorias, tendo ocupado a Presidência do Clube entre 1992 e 1993.

Hans Wolff ocupou importantes cargos - a partir de 1970 - na Embaixada Alemã do Rio de Janeiro (Vertrauensarzt der Deutschen Botschaft), e também no Consulado da Alemanha do Rio de Janeiro (Vertrauensarzt des Deutschen Konsulats), como médico de confiança de ambas Instituições.

Desde 2011, Hans Wolff também ocupa cargos importantes na Direção do Clube Germania, conhecida associação no Rio de Janeiro, fundada em agosto de 1821, que apoia a difusão da cultura alemã. Entre 2011 e 2017, foi eleito Segundo Vice-Presidente. De 2017 a 2019, Primeiro Vice-Presidente e, atualmente, é Conselheiro Efetivo.

  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar
  • Clique para ampliar


Voltar ao topo